As tags são muito mais que uma palavra ”cool” da nova geração, são ferramentas criadas para conectar gostos, buscas e preferências.

O primeiro passo para entender sobre as Hashtags, é saber que você não deve usá-las aleatoriamente e com significados muito opostos um do outro, pois isso confunde o algoritmo do Instagram, podendo atrapalhar seu engajamento.
Defina sempre as suas Hashtags dentro de 4 tópicos: Nicho, conteúdo, marca e local. Dessa forma fica muito mais fácil que você seja encontrado por quem tem interesse naquilo que você oferece.

Vamos dar um breve exemplo de como fazer essa utilização dentro das 4 categorias, supondo que você tenha uma loja de sapatos:

NICHO: #sapatos #tênis #moda

CONTEÚDO: #sapatoazul #lookdodia

MARCA: #nomedoseuinsta #nomedasuamarca ou #nomedamarcadessesapato

LOCAL: #cidade #bairro

Nem sempre as tags com maiores usos são as opções mais favoráveis, pois quanto mais pessoas utilizam, mais rapidamente esse feed se renova, diminuindo as chances de que seu post tenha um destaque maior.
O ideal é utilizar algumas Tags famosas, mas investir mais nas medianas.

As Hashtags são ferramentas poderosas para que seu cliente te encontre, por isso não deixe de utilizá-las!