Esqueça aquele comercial escandaloso onde a abordagem é muito direta com preços, como quem empurra o produto para o cliente. O Inbound Marketing é uma estratégia que veio para revolucionar o Marketing que conhecemos, o tornando muito mais atrativo.
Para explicar o que é o inbound marketing, precisamos ir por etapas: imagine agora um funil, que em seu topo pega uma grande proporção e o resultado que sai é uma filtragem eficaz.


A primeira etapa do funil é a atração, que consiste em despertar no cliente a atenção para o que você tem, não por meio de preços e com uma comunicação bruta. A ideia é mostrar ao cliente que seu produto pode ser a solução para um problema, uma melhoria para sua vida. Mas como fazer isso?
O conjunto da primeira estratégia é complexo, utilizado de vários meios para criar um projeto. Primeiro é necessário criar: Harmonizar uma arte desenvolvida especialmente para aquele conteúdo, que casa perfeitamente com um título e um pequeno texto informativo. São necessárias pesquisas, pois a questão não é descrever o produto em si, mas o problema e a solução. O produto será anunciado pelas bordas, como um elemento que no fim aparecerá como ‘’a resposta que você procura está aqui’’. Para isso é necessário um investimento de tempo pesado e um abastecimento regular nas redes sociais, sempre apresentando dicas dentro do território de sua marca. A relevância do produto precisa ser reafirmada frequentemente.


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Na segunda etapa entra a conversão, que é quando algumas das muitas pessoas que visualizaram o anúncio irão efetuar uma ação. Um comentário, uma mensagem, um formulário preenchido através de uma Landing Page, tudo isso será muito valioso em suas mãos.
Quando um visitante te fornece seu contato, seja número ou e-mail, você já conquistou um potencial cliente na qual iniciará um relacionamento. Mesmo que a venda não seja fechada nesse primeiro instante, tenha calma. A partir do momento que esse vínculo é iniciado e foi feita uma ação através da atração, ele sabe onde procurar quando precisar. Você apresentou um problema e em seguida uma solução, e quando ele se encontrar em uma situação semelhante, o gatilho de lembrar do seu produto será ativado automaticamente: ele ficará marcado na memória das pessoas que o viram.
Uma estratégia também utilizada para não perder esse potencial cliente é o remarketing do produto: o seu anúncio ‘’seguirá’’ a pessoa pelo feed. Seu produto será visualizado por ela diversas vezes, recordando sua mente de que ela precisa voltar em sua página e finalizar a compra.


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Chegamos na etapa favorita dos empreendedores: a venda. Foi percorrido um caminho até ela, diversificada por clientes que compraram no primeiro instante, e também por aqueles que se tornaram leads mas não adquiriram de imediato. Por isso é tão importante criar um relacionamento e ‘’segui-lo’’. Feito o fechamento precisamos monitorar esse cliente e é aí que entra a fidelização.


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Embora a venda seja um grande passo, a fidelização desse cliente é ainda mais importante. Já é mais que comprovado: manter um cliente gera menos custo que captar um novo. O desafio é tornar esse cliente o ideal, aquele que te acompanha fielmente, indica para outras pessoas e tem bons depoimentos referente a você. E como isso é feito?
As redes sociais são uma poderosa ferramenta do começo ao fim do processo, pois a mesma página que atraiu, tem o poder de manter. Interações feitas com esse cliente, como incentivá-lo a comentar algum post e responder esse cliente com algo positivo, manter contato por e-mail enviando promoções e dicas, lembrando-o sempre de sua presença é muito importante! Capriche nos descontos: clientes ficam felizes em saber que na próxima compra terão um preço especial.
Seu cliente precisa se sentir valorizado, pois muitas empresas após vender algo, praticamente abandonam essa pessoa. Ofereça sempre suporte pós-venda, esclarecendo dúvidas e mostrando que se importa. Um cliente satisfeito sempre voltará, na maioria das vezes não pelo preço, mas pela forma que foi tratado por sua equipe.

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