O marketing é algo muito importante para trazer grandes resultados em uma empresa, mas e quando as métricas estão sendo excelentes, há uma quantidade grande de Leads e mesmo assim as vendas não acontecem, o que fazer?

A forma que esse cliente é tratado define o seu próximo passo, portanto não negligencie nenhum desses 3 itens:

1- Mostre que você entende não apenas do seu produto, mas da necessidade do cliente

Atrair um cliente pelo preço até pode funcionar, mas mostrar que você está mais preocupado com ele do que vender, é algo muito melhor: você sabe que ele tem um problema, uma dor, e que o seu produto ou serviço pode ajudá-lo de alguma forma a resolver isso.

E como fazer isso na prática?
Vamos supor que você vende um produto de emagrecimento, e ao invés de apenas colocar uma afirmação de ”Emagreça já” e o preço, você vai ser um pouco mais cirúrgico: Já tentou de tudo para perder peso e não conseguiu? Conheça o xxxxxx (…)
Você está tocando na ferida e em seguida apresentando a cura.

2- O Atendimento muda tudo

Esse é um ponto muito importante, pois o atendimento é a chave da conclusão de uma venda. Você atraiu o seu cliente com uma grande propaganda, fez a criação do conteúdo de forma perfeita e plantou o interesse na pessoa, mas então ele te chama e você demora para responder, ou então responde de uma forma muito genérica e seca. Cabô!
Você possivelmente perdeu essa venda.

O atendimento humanizado e personalizado, na qual você pergunta se está tudo bem, assim como em uma conversa de amigos, é o atendimento que você precisa oferecer. Tire um tempo para esse cliente, tire suas dúvidas e mostre que você está interessado nele como uma pessoa, não como uma oportunidade.

3- A jornada de compra continua após a venda

Esse é um grande erro de muitos negócios: você atraiu, vendeu e pronto, não tem mais nada depois disso.
O atendimento continua, ainda que seja uma queixa ou opinião sobre o produto, responda todas as avaliações direcionadas a sua marca.
Além disso, mantenha contato seja pelas redes sociais ou e-mail, reforce que o seu produto está ali, e que se o cliente precisar de mais para ele, ou para indicar a alguém, tem você.

Já diz o ditado: quem não é visto não é lembrado!

Gostou? Coloque esses passos em prática e descubra que manter um cliente é muito mais barato que conseguir um novo 😉