ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO

O comércio que era estabelecido até 2020 nunca mais será o mesmo, é um momento crítico de transformação onde as empresas mais inteligentes se adiantarão em aplicar todo o conhecimento possível e mutar juntamente com o novo mercado e comportamento dos consumidores. Podemos ter como exemplo a revolução industrial, na qual tirou a maior parte do trabalho no campo e levou para a indústria. Todos estudamos isso no ensino fundamental e agora estamos prestes a lidar com uma nova revolução: a da era digital e ela já começou.

Era uma tendência já prevista que o mercado offline perderia cada vez mais espaço para o mercado online, porém a situação atual em que o mundo vive irá acelerar esse processo de forma avassaladora.

Em uma sociedade pós revolução industrial, foi percebido pelo povo o quanto ter alimentos disponíveis na prateleira do supermercado era infinitamente mais prático que ter seu próprio plantio e cuidados por todo o processo. Essa é a tendência do ser humano: buscar sempre soluções mais práticas para seu cotidiano, e quem oferecer a melhor proposta se sobressairá no mercado.

Aplicativos de entrega são um grande exemplo: Não basta a comodidade de hoje existir um supermercado à disposição da população, vamos levar o supermercado até essas pessoas. Nessa linha de pensamento foram criadas então as prateleiras virtuais, onde o cliente simplesmente seleciona o que deseja, coloca suas objeções e um funcionário faz sua compra e entrega na porta de casa. Tentador, não? Isso está cada vez mais comum, e a quarentena tem feito esse método ganhar uma força jamais vista antes.

Nesse momento milhares de portas estão fechadas e as pessoas estão em casa. Mas essas pessoas não vão deixar de consumir, ainda que o mercado atual esteja mais voltado para alimentação, farmácia e produtos de higiene e limpeza. Quem já estava preparado com um e-commerce ativo e bem estruturado, tem sofrido bem menos impacto da crise que o comerciante que só utiliza da loja física para suas vendas, isso é inegável. Esse período será crucial para uma nova educação e conceito de compra,
onde a população fica cada vez mais dependente da compra online. O comportamento desse público não será o mesmo de antes da quarentena, pois ao mesmo tempo que percebem sua dependência, sentem o conforto e facilidade que a internet traz e serão acostumados por essa prática. Estamos sendo revolucionados!

COMO AGIR DIANTE DESSAS MUDANÇAS

Após entender o que está ocorrendo você possa estar se perguntando: ‘’Ok, mas e agora? O que faço para me adequar a essa situação?’’

Quando os trabalhadores do campo se deram conta do que acontecia, eles tiveram duas opções: Ir para a cidade aprender a manusear a tecnologia ou morrer de fome.

Não vivemos uma situação tão diferente hoje.

Muitas profissões que existiam no século passado se extinguiram, enquanto novas categorias têm surgido diariamente para profissionalizar pessoas em coisas que há dez, quinze ou vinte anos jamais se imaginara existir. Se atualizar continuamente é uma questão de sobrevivência para toda e qualquer empresa e essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente.

Se você ainda não possui uma loja virtual, esse é o primeiro passo que precisa ser dado.

Estruture uma rede e crie o seu território, pois a concorrência já fez isso e está fisgando os seus clientes, portanto é necessário agir rápido ou sua empresa ficará para traz. Se você não sabe como fazer isso, fale conosco e nós podemos te ajudar.

Se você já tem uma loja virtual e mesmo assim não está vendo resultados, procure onde está o erro.

Como já mencionamos antes, a concorrência não está para brincadeira. Montar um site e deixa-lo lá parado de nada vai adiantar. Assim como em uma loja física é importante uma série de fatores, o mesmo vale para o e-commerce.

A fachada de uma loja diz muito sobre ela: A apresentação de sua loja virtual precisa ser feita com um designer capacitado. Quanto melhor o layout, melhor a impressão de qualidade sua marca passará.

Divulgação: Nesse instante esqueça panfletos e outdoors, pois o maior outdoor agora está na tela de um celular. Invista em campanhas nas mídias digitais, como Facebook, Instagram e Google ADS. Um profissional capacitado e habituado em lançar essas campanhas saberá exatamente como atingir clientes em potencial através de anúncios segmentados com ferramentas exclusivas para isso.

Estratégia de Marketing: Muito tem se falado em Inbound Marketing e não é por menos. A tática tem trazido grandes resultados e levado empresas a patamares que jamais imaginaram antes. Um jogo sem uma estratégia é arriscado demais, por isso os peões precisam ser movidos com cautela.

Mais do que vender, você precisa saber como atrair e manter um cliente fiel a sua marca. Você consegue isso reforçando o seu relacionamento com ele, disponibilizando soluções e uma assistência impecável desde a atração até depois do fechamento da venda, isso fortalece sua marca e também sua credibilidade.

Por fim, não fique parado. Invista em novas ideias, agrade com promoções, descontos exclusivos e outras formas do cliente ver vantagem em escolher você em meio a tantas outras opções no mercado. Procure sempre estar atualizado com o que as pessoas realmente buscam, em como elas se comportam e no que você pode melhorar.

Analisar é a melhor forma de saber e descobrir onde estão os pontos que estão trazendo prejuízos, portando sempre separe um tempo para essas críticas, elas são muito importantes.